domingo, 8 de janeiro de 2012

De olho na ansiedade


Descobrindo-se

Na reta final do vestibular, os jovens se apavoram com a idéia de fracassar e vivem sob tensão. Essa sensação de insegurança que cerca os candidatos ao vestibular está sendo experimentada neste ano por 2,8 milhões de jovens que concorrerão a 616.000 vagas nas faculdades e universidades brasileiras.



Este teste é para avaliar o grau de ansiedade em pessoas submetidas a stress psicológico. Avisamos que ele não é um diagnóstico médico, e, sim, uma indicação do estado em que o candidato se encontra às vésperas do exame. Dependendo do resultado, porém, é recomendável procurar orientação médica. Responda a cada uma das treze perguntas abaixo, lembrando se você sentiu algum dos sintomas nas últimas duas a quatro semanas. Marque se a resposta for "não". Marque se a resposta for "eventualmente" ou "às vezes". Marque se a resposta for um "sim" categórico. Ao terminar,veja os pontos obtidos e confira o resultado
 Grupo I - Você prefere: Grupo II - Você prefere:

01) Você tem sofrido alterações no ritmo normal do sono, como insônia, interrupções freqüentes do sono ou sonolência excessiva durante o dia? 
"não"
"eventualmente" ou "ás vezes"
"sim"

2) Quanto ao apetite, ganhou ou perdeu em torno de 3 quilos no último mês sem que tenha feito dieta para engordar ou emagrecer?"não"
"eventualmente" ou "ás vezes" 
"sim"

3) Independentemente de ter uma vida sexual ativa, seu interesse por sexo aumentou ou diminuiu?
"não"
"eventualmente" ou  "ás vezes"
"sim" 
4) Você identifica queda no seu grau de concentração para realizar tarefas cotidianas, estudar ou mesmo conversar com os amigos?
"não"
"eventualmente" ou "ás vezes" 
"sim"

5) Sua memória e agilidade de raciocínio pioraram?
"não"
"eventualmente" ou "ás vezes" 
"sim" 

6) Você está mais triste que o habitual?
"não"
"eventualmente" ou "ás vezes" 
"sim" 

7) Anda excessivamente cansado?
"não"
"eventualmente" ou "ás vezes" 
"sim" 

8) Tem tido com freqüência pensamentos ruins envolvendo acidentes, por exemplo?
"não"
"eventualmente" ou "ás vezes" 
"sim" 


9) Passou a sofrer de má digestão, dores sem origem definida, diarréia, formigamento nas mãos, desconforto no peito, falta de ar, entre outros sintomas, sem causa orgânica específica?
"não"
"eventualmente" ou "ás vezes" 
"sim"

10) Tem estado mais irritado ou mais agitado?
"não"
"eventualmente" ou "ás vezes" 
"sim" 

11) Sua auto-estima baixou ou aumentou muito?
"não"
"eventualmente" ou "ás vezes" 
"sim" 

12) Você está mais quieto ou mais falante do que o habitual?
"não"
"eventualmente" ou "ás vezes" 
"sim" 


13) Você tem estado mais isolado?
"não"
"eventualmente" ou "ás vezes"
"sim" 
Pontuação instantânea:  

  
 RESULTADO DO TESTE
0 a 8 pontos - Fique tranqüilo. Você até pode demonstrar alguma ansiedade, mas nada com que deva preocupar-se.
9 a 15 pontos - Aqui se concentra a maior parte dos candidatos a uma vaga na faculdade, sobretudo às vésperas da prova. Nessa faixa, mudanças de comportamento podem funcionar como uma espécie de válvula de escape para proteger o aluno contra a ansiedade exagerada, o que é bom. Mas você pode estar também à beira de um ataque de nervos. Se possível, tente descansar um pouco mais, evite fumar muito, diminua a quantidade de café, chá preto, refrigerantes do tipo cola e as bebidas alcoólicas. Em uma ou duas semanas, repita o teste. Se o número de pontos for menor, tudo bem. Se for igual ou maior, pode ser a hora de procurar a ajuda de um médico.
16 a 26 pontos - A proximidade da prova pode ter aumentado seu grau de ansiedade para muito além do normal, e isso é péssimo para quem precisa estar tranqüilo na hora dos exames. Em casos assim, o mais recomendável é procurar orientação médica. Muitas vezes, uma simples conversa com um profissional pode melhorar seu equilíbrio emocional.
 
 Quem tem filho ou irmão fazendo vestibular já sabe. A casa inteira acaba se envolvendo na prova. Pai e mãe entram em tamanha aflição que até parece que eles é que são os candidatos a uma vaga na faculdade. Calma! O nervosismo dos mais velhos atrapalha. Aumenta a tensão, o medo, a expectativa - como se a cobrança que o vestibulando faz dele mesmo já não fosse suficiente para tornar sua vida um inferno. Veja alguns conselhos que ajudarão os pais a não aumentar a ansiedade dos filhos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário